1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12

Ciclo de Cinema "Imagens da Guiné-Bissau: Memória, Consciência e Futuro" no Museu Nacional de Etnologia

O Museu Nacional de Etnologia recebe, em parceria com a Casa da Cultura da Guiné-Bissau, o Ciclo de Cinema Imagens da Guiné-Bissau: Memória, Consciência e Futuro com uma seleção de filmes que refletem essencialmente sobre a História da Guiné Bissau.
Notícia
26
.
09
.
2025

O Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa, acolhe, até 18 de outubro, um ciclo de cinema promovido pela Casa da Cultura da Guiné-Bissau para reflectir sobre o passado colonial e dar voz às narrativas do povo guineense. A seleção de filmes teve a curadoria de Onésio Soda e Welket Bungé e inclui filmes realizados por Flora Gomes, Sana Na N’Hada, José Magro, José Bolama, Djalma Fettermann e Josefina Lopes Crato.

A directora da Casa da Cultura da Guiné-Bissau, Rita Ié, referiu que o Ciclo de Cinema “Imagens da Guiné-Bissau: Memória, Consciência e Futuro”, que decorre até 18 de Outubro, tem como objectivo “consciencializar e trazer novas narrativas para cima da mesa que não foram contadas”, permitindo que o povo guineense conte a sua própria história.

Rita Ié sublinhou a importância de usar o cinema para reflectir sobre “o passado colonial e tudo aquilo que ficou por fazer ou que ficou por realizar após a independência da Guiné-Bissau e também nos outros países da lusofonia”.

Em cada sessão, para além das exibições, haverá também um momento de conversa com convidados especiais, com espaço para reflexão e partilha de memórias, consciência e futuros possíveis. A entrada é livre.